1 de outubro de 2024

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Medicina do trabalho nas empresas: como a tecnologia pode ajudar

A realidade da medicina do trabalho nas empresas evoluiu nos últimos anos e trouxe novos desafios para médicos e enfermeiros do trabalho. O uso eficaz de novas tecnologias é um passo decisivo para que a rotina desses profissionais seja menos sobrecarregada e eles possam se dedicar mais e melhor a seus pacientes. Com isso, o ambiente empresarial passa a ser mais saudável, estável e produtivo.

Para que a medicina do trabalho nas empresas atinja um ponto de equilíbrio, a tecnologia tem papel fundamental. Existem alguns caminhos a serem seguidos para que as inovações na saúde sejam incorporadas a empresas de diferentes setores. Conheça as principais delas.

1- Telemedicina

A telemedicina otimizou o atendimento a pacientes tanto em saúde ocupacional como no atendimento à população em geral. Na medicina do trabalho, as consultas médicas a distância agilizam o encaminhamento das soluções, com o acompanhamento de casos crônicos e avaliações sem a necessidade de deslocamento. 

Graças à telemedicina, é possível monitorar funcionários com doenças crônicas, realizar consultas periódicas e promover consultas emergenciais sem comprometer a qualidade do atendimento. Além disso, ela permite que os médicos do trabalho compartilhem arquivos, resultados de exames e registros em tempo real com pacientes e outros profissionais de saúde, otimizando o fluxo de trabalho.

2- Monitoramento das condições de trabalho

A tecnologia permite um acompanhamento mais próximo e preciso de diversos marcadores que influenciam a saúde dos trabalhadores. Sensores inteligentes podem monitorar aspectos como qualidade do ar, temperatura, ruído e exposição a agentes químicos. À medida que esses dados são transmitidos em tempo real para os médicos do trabalho, eles identificam riscos e condições insalubres para fazer ajustes imediatos.

Esse tipo de uso da tecnologia melhora a segurança dos funcionários e otimiza a atuação do médico, pois viabiliza intervenções rápidas com base em dados concretos para reduzir o risco de doenças ocupacionais.

3- Análise preditiva com inteligência artificial

A inteligência artificial é capaz de analisar grandes volumes de dados sobre a saúde dos funcionários e prever riscos ocupacionais, como acidentes ou doenças relacionadas ao ambiente de trabalho.

Veja este exemplo: se um sistema de IA detectar padrões de aumento de lesões em um determinado setor, a empresa pode implementar medidas preventivas para mitigar esses riscos antes que os problemas se agravem.

4- Aplicativos móveis

Os aplicativos de celular, tão presentes na vida de todos, podem ser úteis também quando o assunto é medicina do trabalho nas empresas. Dentro de um aplicativo de saúde ocupacional, os colaboradores têm a oportunidade de reportar sintomas e preencher questionários e avaliações periodicamente. Essas informações dão subsídios aos médicos para que eles acompanhem a evolução da saúde dos trabalhadores.

Por meio dos aplicativos, há também a possibilidade de monitorar sintomas de doenças crônicas, o que contribui para o diagnóstico precoce de doenças e, consequentemente, um ambiente de trabalho mais saudável.

5- Engajamento de funcionários via wearables

Os wearables, como pulseiras ou relógios inteligentes, são uma tendência que avançou nos últimos anos, com grande potencial para favorecer a saúde ocupacional. Esses dispositivos monitoram parâmetros como frequência cardíaca, nível de atividade física e qualidade do sono.

A análise dos dados apresentados pelos wearables podem ser analisados para identificar padrões de saúde e bem-estar dos trabalhadores. Com isso, os médicos conseguem acompanhar a saúde dos funcionários em tempo real. Outro ponto positivo é o estímulo aos hábitos saudáveis, já que os wearables podem monitorar também aspectos como qualidade do sono e número de passos diários.

6- Integração de dados para relatórios de saúde ocupacional

A tecnologia permite que dados de várias fontes (prontuários eletrônicos, wearables, sensores de ambiente) sejam integrados em um único sistema. A partir desse conjunto de informações, os médicos podem desenvolver relatórios abrangentes sobre a saúde dos colaboradores.

Aliás, o uso de relatórios é uma forma de prevenir problemas, mitigar riscos e cuidar da saúde dos trabalhadores de forma integral.

7- Cabine de telemedicina para empresas

O uso da telemedicina na saúde ocupacional é, por si só, uma solução tecnológica relevante. Porém, é possível ir além e fazer com que esse método de atendimento mais ágil esteja incorporado ao dia a dia da empresa.

Um excelente exemplo é o OfficeDoctor, um teleconsultório que agiliza o acesso médico para quem está no escritório. Trata-se de uma cabine de telemedicina posicionada dentro do ambiente de trabalho, que pode ser acessada pelos funcionários periodicamente.

A solução é oferecida pela Oliv-e, uma healthtech que facilita o acesso à saúde em empresas por meio de equipamentos móveis, inteligência artificial e plataformas de dados.

Tecnologia é uma poderosa aliada da medicina do trabalho nas empresas

Todos os exemplos apresentados acima demonstram como a tecnologia pode ser uma aliada na medicina do trabalho nas empresas.

A Oliv-e é uma parceira importante nessa missão de usar os dados para promover o bem-estar dos colaboradores. Somos especialistas em reunir inovações em healthtech desenvolvidas globalmente para criar soluções. Além do OfficeDoctor, oferecemos outros equipamentos capazes de capturar sinais vitais como frequência respiratória, pressão arterial, frequência cardíaca e oximetria.

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