11 de outubro de 2024

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Categories: Fast Clinic

Gestão de clínicas e hospitais: 7 tendências para agilizar o atendimento

A gestão de clínicas e hospitais tem evoluído ao longo dos anos, com novidades que beneficiam os pacientes e funcionários envolvidos. Há várias inovações tecnológicas e operacionais que contribuem para agilizar processos e toda a linha de cuidado com cada paciente.

O que fazer para aumentar a eficiência e melhorar a experiência dos pacientes? A gestão de clínicas e hospitais pode ser otimizada à medida que os empreendedores se mostram abertos a novidades.

Conheça algumas das principais tendências que ajudam a agilizar o atendimento em clínicas, consultórios e hospitais.

1- Automação de processos administrativos

O uso de inteligência artificial permite que tarefas administrativas, como preenchimento de prontuários médicos e agendamento de consultas, sejam automatizadas.

A ajuda da IA alivia a carga de trabalho dos profissionais e viabiliza um ganho significativo de tempo em processos mecânicos. Com isso, os colaboradores conseguem se dedicar com mais atenção às demandas dos pacientes. Ferramentas de inteligência artificial também podem ser usadas para criar anotações clínicas automaticamente durante consultas médicas.

2- Telemedicina e monitoramento remoto de pacientes

Agilizar o atendimento tem relação direta com as tecnologias que reduzem o fluxo de pessoas em clínicas e hospitais. A telemedicina é o grande exemplo de solução que otimiza toda a linha de cuidado, com consultas realizadas de forma remota.

Outro exemplo positivo é o monitoramento remoto de pacientes, que acontece por meio de dispositivos conectados ao paciente. Dessa forma, há um acompanhamento contínuo de sinais vitais e outros marcadores de saúde. Pacientes com doenças crônicas, por exemplo, podem ser monitorados a distância, permitindo uma intervenção precoce e a redução de hospitalizações desnecessárias.

3- Gestão de filas baseada em dados

Já existem tecnologias capazes de fazer uma profunda análise de dados para gerenciar o fluxo de pacientes em clínicas e hospitais.

A gestão de filas com base em dados otimiza o tempo de espera dos pacientes, o que aumenta a sua satisfação e promove a eficiência em clínicas, consultórios e hospitais.

4- Plataforma integrada de agendamento

O aperfeiçoamento dos agendamentos é uma forma de ajustar o fluxo de pessoas em clínicas, consultórios e hospitais. Uma das tecnologias que têm conquistado espaço são os sistemas de agendamento que integram calendários médicos, dados de pacientes e notificações automáticas.

Esses sistemas reduzem cancelamentos e facilitam o replanejamento de consultas. Além disso, eliminam a necessidade de chamadas telefônicas e reduzem o tempo de espera dos pacientes​.

5- Chatbots e assistentes virtuais

Chatbots e assistentes virtuais baseados em inteligência artificial têm sido usados nos mais diversos segmentos, com resultados muito satisfatórios.

Na gestão de clínicas e hospitais, está claro que esse tipo de tecnologia é decisiva para agilizar o atendimento inicial. Chatbots estão aptos a responder perguntas frequentes dos pacientes, agendar consultas e orientar a respeito dos passos a serem seguidos. Eles também podem direcionar os pacientes ao especialista certo, otimizando o fluxo de atendimento.

6- Geolocalização para navegação interna

Alguns hospitais e clínicas de grande porte têm investido em aplicativos de navegação interna (indoor GPS) para ajudar os pacientes a se locomoverem dentro das instalações.

O uso de geolocalização reduz o tempo perdido na busca de consultórios ou salas de exame, o que melhora a experiência do paciente no ambiente hospitalar, acelera o atendimento e reduz a sobrecarga enfrentada pelos funcionários.

7- Totem de autoatendimento

Uma das mais modernas tecnologias que ampliam a eficiência em clínicas e hospitais é o totem de autoatendimento FastClinic, disponibilizado pela healthtech Oliv-e. O totem garante maior agilidade na triagem de pacientes, com a vantagem de ser compacto e não demandar muito espaço para sua instalação.

Equipado com tela touch e câmera, o totem de autoatendimento detecta sinais vitais em tempo real e digitaliza documentos, além de permitir a integração de etilômetros para atividades-risco. Veja abaixo as funções do totem:

  • Mapeamento de saúde com autoatendimento;
  • Entrega e digitalização de atestados e outros documentos;
  • Agilidade nas triagens médica e administrativa;
  • Triagem para funções de risco e segurança do trabalho;
  • Integração com processos do RH, como controle de ponto e gerenciamento de dados;
  • Coleta rápida de sinais vitais.

A evolução na gestão de clínicas e hospitais

As soluções para otimizar a gestão de clínicas e hospitais com foco em atendimento devem ser olhadas com carinho por aqueles que empreendem nesse segmento.

A Oliv-e, responsável pelo totem de autoatendimento e outras soluções, é especialista em reunir inovações em healthtech desenvolvidas globalmente para criar soluções.

Quer conhecer as soluções desenvolvidas pela Oliv-e? Acesse o nosso site neste link.