Pacote de benefícios: o que pode ser feito para otimizar custos
Uma das atribuições mais importantes na gestão de pessoas é a administração do pacote de benefícios oferecido aos colaboradores. Isso porque existe uma tendência à diversificação e a uma maior flexibilidade nos benefícios que compõem o conjunto. Com criatividade e planejamento, é possível conciliar otimização de custos com as necessidades dos colaboradores se as soluções mais eficientes forem priorizadas.
Muitas empresas têm buscado formas de tornar o pacote de benefícios mais atrativo para favorecer a retenção de talentos. No entanto, é fundamental equilibrar a qualidade da oferta com os custos envolvidos na operação.
A busca pelo equilíbrio entre custo e qualidade
O pacote de benefícios deve ser desenhado para ampliar a satisfação dos funcionários e ser um combustível para a produtividade individual e coletiva. Por isso, é fundamental adotar estratégias de negociação com fornecedores e monitoramento contínuo para adequar os custos.
- Avaliações periódicas de benefícios: essa análise envolve a adesão dos colaboradores a cada benefício e sua relevância dentro do pacote. Com isso, é possível avaliar se o custo faz sentido frente ao resultado apresentado ou se é necessário renegociar com fornecedores para reduzir o benefício ou torná-lo mais barato.
- Parcerias com plataformas e serviços: parcerias e descontos com provedores de serviços de bem-estar, educação e outros tipos de benefícios permitem uma compra em maior volume para otimizar o custo total do pacote.
4 tendências para modernizar o pacote de benefícios
A otimização dos custos na composição do pacote de benefícios demanda uma visão apurada do que o mercado tem oferecido. Há algumas tendências que podem ser combinadas para tornar o pacote mais adequado aos limites financeiros sem perder qualidade nos benefícios concedidos aos empregados.
1- Flexibilidade e personalização
Dentro de um grande menu de benefícios, os colaboradores devem ter liberdade para escolher aqueles que atendem às suas necessidades pessoais da melhor maneira.
A customização pode se dar em diversos tipos de benefícios, como seguro de saúde, vale-transporte, vale-alimentação, planos de aposentadoria, calendário de folgas, período sabático, entre outros. O modelo reduz custos com benefícios subutilizados e aumenta a satisfação dos funcionários.
2- Modelos alternativos de trabalho (híbrido e remoto)
Desde 2020, com a pandemia de covid-19, empresas de vários segmentos passaram a adotar o trabalho remoto. O modelo se mostrou bem-sucedido em muitos casos, por isso foi mantido em algumas companhias ou adaptado para um formato híbrido.
Oferecer ao colaborador um modelo flexível de trabalho é um fator que favorece o clima organizacional e pode compor um pacote de benefícios. Outro aspecto positivo é a economia em custos fixos, pois é possível redimensionar o escritório e enxugar os gastos com energia e internet. Ainda que exista um gasto para subsidiar equipamentos ou internet para o trabalho remoto, a economia com a redução do escritório é significativa.
3- Desenvolvimento e capacitação
Em um pacote de benefícios robusto, não pode faltar um plano bem claro de desenvolvimento e capacitação. As pessoas tendem a valorizar as empresas onde trabalham quando notam que investem nelas de forma ativa. Programas de treinamento, requalificação e educação são atrativos e incentivam o crescimento dentro da companhia.
Há caminhos para otimizar custos nos programas de desenvolvimento. Dois exemplos são o uso de plataformas de aprendizado online e a realização de cursos remotos em grupo. É recomendável mensurar a relação entre o investimento na capacitação e o aumento da produtividade, bem como da retenção de talentos.
Um estudo realizado pela SHRM (Sociedade para Gestão de Recursos Humanos) apontou que 65% das empresas consideram o desenvolvimento profissional um benefício importante, especialmente com a flexibilização crescente após a pandemia.
4- Bem-estar integral
As pessoas têm cada vez mais preocupação com o bem-estar integral. Por isso, o pacote de benefícios deve focar em programas de saúde física e mental.
Parcerias com academias, apoio psicológico, coaching e atividades voltadas ao bem-estar como dança, yoga e pilates são alguns exemplos. Para otimizar os custos, vale a pena pesquisar plataformas de saúde mental e fitness que concedem desconto para grupos de colaboradores.
O pacote de benefícios voltados ao bem-estar deve contemplar soluções inovadoras na promoção da saúde dentro do ambiente corporativo. Um exemplo é o OfficeDoctor, a cabine de telemedicina oferecida pela marca especializada em soluções em saúde Oliv-e.
Comece a otimizar o seu pacote de benefícios
Existem diferentes maneiras de fortalecer e otimizar o pacote de benefícios disponibilizado aos colaboradores. Sob o ponto de vista da saúde, o investimento em inovação é fundamental, já que combina tecnologias de última geração e custos competitivos.
A Oliv-e, responsável pelo OfficeDoctor e outras soluções, é especialista em reunir inovações em healthtech desenvolvidas globalmente para criar soluções.
Que tal conhecer a Oliv-e e as soluções desenvolvidas para as empresas? Acesse o nosso site neste link.