Gestão de consultórios e clínicas: modernize a admissão de colaboradores
Um dos principais desafios na gestão de consultórios e clínicas é atrair e contratar os melhores profissionais do mercado. O processo de admissão precisa ser criterioso e ágil ao mesmo tempo para garantir bons resultados. No entanto, conciliar essas demandas nem sempre é fácil.
Muitas clínicas e consultórios costumam fazer a triagem de currículos de forma tradicional, ou seja, manualmente. Esse processo é lento e pode afastar candidatos qualificados. Para resolver esse problema, uma boa alternativa é lançar mão de uma plataforma de recrutamento online, que integra testes técnicos e entrevistas virtuais rápidas.
Essa mudança permite modernizar a captação e integração de talentos, transformar a gestão de recursos humanos e facilitar o dia a dia. Confira a seguir 10 estratégias que tornam a admissão de colaboradores mais eficiente e alinhada às melhores práticas do mercado:
1. Automação da triagem de currículos
A tecnologia de ATS (Applicant Tracking Systems) usa filtros baseados em palavras-chaves para eliminar currículos que não atendem aos requisitos básicos de uma vaga aberta em sua clínica ou consultório.
A ATS usa algoritmos de IA que avaliam soft skills mencionados nos perfis como, por exemplo, comunicação ou liderança. Com isso, é mais fácil identificar os candidatos mais adequados.
2. Entrevistas virtuais e gamificação
Ferramentas como Zoom ou Microsoft Teams viabilizam entrevistas remotas, o que poupa tempo de deslocamento e agiliza o processo de admissão.
Já a gamificação oferece testes práticos e interativos que avaliam habilidades técnicas e comportamentais, em uma uma experiência dinâmica para o candidato. Por exemplo, cenários simulados em jogos avaliam respostas a desafios reais da empresa. Esse recurso torna mais palpável a expectativa de desempenho do candidato.
3. Onboarding digital centralizado
Um portal digital pode concentrar todas as informações necessárias para o onboarding como organograma, políticas internas e um guia para os primeiros dias do novo colaborador na clínica ou consultório.
Por meio do portal digital, os funcionários podem acessar materiais de forma autônoma e no seu ritmo. Assim, as pessoas se preparam antes mesmo de começar.
4. Integração virtual com a equipe
Promova reuniões virtuais de boas-vindas com as pessoas que já fazem parte da clínica para apresentar os novos membros e trocar de experiências.
Ferramentas como Slack ou Microsoft Teams também permitem a criação de canais dedicados a conhecer novos colegas. Por meio do chat, cria-se um clima de acolhimento que melhora o processo de integração.
5. Digitalização e automação de documentos
Assinaturas eletrônicas em plataformas como DocuSign ou Adobe Sign eliminam papéis físicos e aceleram o processo admissional.
Além disso, os sistemas também podem enviar lembretes automáticos para o preenchimento de dados ou entrega de documentação pendente.
6. Treinamento online personalizado
Plataformas de e-learning, como Moodle ou SAP SuccessFactors, oferecem trilhas de aprendizado adaptadas a cada função.
Os novos colaboradores podem iniciar treinamentos específicos antes de assumir suas atividades, enquanto avaliações periódicas monitoram o progresso e ajustam conteúdos conforme necessário.
7. Tours em realidade virtual
Simulações em realidade virtual permitem que os novos funcionários conheçam o layout da clínica ou consultório antes do primeiro dia presencial.
Essa tecnologia é especialmente útil em clínicas médicas, onde é fundamental que as pessoas conheçam bem os espaços operacionais. O primeiro passo virtual acelera o processo de adaptação dos funcionários para que tenham um início rápido e seguro.
8. Avaliação contínua do onboarding
Aplicar pesquisas de clima ou feedback após 30, 60 e 90 dias possibilita identificar lacunas no processo de integração e ajustá-lo para futuros colaboradores.
Ferramentas como SurveyMonkey ou Google Forms são ideais para coletar dados. Elas podem ser combinadas com dashboards centralizados para ajudar o RH a monitorar e implementar mudanças para melhorar a retenção de talentos.
9. Chatbots para suporte admissional
Chatbots podem oferecer suporte 24/7 para esclarecer dúvidas sobre benefícios, horários ou políticas internas. Esse recurso digital alivia a carga administrativa do RH, além de garantir respostas rápidas e consistentes aos novos funcionários.
10. Exames admissionais mais rápidos
O agendamento de exames admissionais pode atrasar o início de um novo colaborador na clínica ou consultório. Uma solução para essa demora é otimizar a realização de exames admissionais com a ajuda da tecnologia.
A Oliv-e Saúde, healthtech que dispõe de tecnologias para otimizar e aperfeiçoar a gestão de clínicas, oferece totens que analisam sinais vitais por meio de reconhecimento facial. Essa primeira triagem pode ser usada para agilizar os exames admissionais e garantir conformidade com as normas regulamentadoras.
A gestão de consultórios e clínicas pode ser mais eficiente
Modernizar a admissão de colaboradores com tecnologia é uma escolha estratégica para aprimorar a gestão de consultórios e clínicas.
As estratégias apresentadas acima podem ser combinadas para que a admissão de colaboradores seja cada vez mais fluida e eficaz. Você gostaria de conhecer mais sobre a Oliv-e, responsável pelo totem de saúde? Quer conhecer essa e outras soluções? Acesse o nosso site neste link.