
Ambulatório digital para empresas: como funciona essa tecnologia?
Ambulatório digital para empresas: como funciona essa tecnologia?
Um dos maiores desafios para médicos e enfermeiros do trabalho é oferecer suporte contínuo e de alta qualidade aos colaboradores. Agora, imagine contar com um ambulatório digital dentro da empresa, pronto para atender 24 horas por dia. Parece o futuro? Essa inovação já é realidade.
O conceito de ambulatório digital se pauta pela ideia de utilizar a tecnologia para oferecer um atendimento ágil e eficaz aos empregados. Certamente, esse recurso é um ganho significativo para os profissionais de SESMT (Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho).
Em sua definição técnica, ambulatório pode ser entendido como uma enfermaria ou departamento. Nesse ambiente, há um atendimento inicial para que o paciente tenha o melhor encaminhamento. A possibilidade de digitalizar partes desse processo traz muitos ganhos para enfermeiros e médicos do trabalho, além de favorecer os colaboradores.
Como o ambulatório digital pode transformar a realidade do SESMT?
O ambulatório digital oferece vantagens em diversos sentidos para as empresas que o adotam. Veja os principais benefícios:
- Facilitação de triagens: nos totens e cabines há a presença de equipamentos que fazem a aferição de sinais vitais sem a necessidade do acompanhamento de um profissional da saúde
- Telemedicina imediata: os colaboradores podem fazer uma consulta assim que sintam necessidade caso a empresa opte por essa modalidade;
- Monitoramento contínuo: os índices de saúde dos colaboradores são acompanhados através de um registro eletrônico em conformidade com NRs e LGPD;
- Controle sobre atividades de risco: o totem é equipado com tela touch e câmera, ele é capaz de detectar sinais vitais em tempo real e integrar etilômetros para atividades de risco.
- Redução do absenteísmo: os deslocamentos até uma unidade de atendimento presencial de baixo risco fora da empresa se tornam desnecessários (em casos críticos, o próprio sistema indica o deslocamento imediato);
- Otimização da gestão da saúde corporativa: centralização de dados, automatização de relatórios e integração de sistemas ocupacionais;
- Conformidade com as normas regulamentadoras NRs: facilitação do controle de atestados, exames periódicos e monitoramento de indicadores de saúde.
Como médicos, enfermeiros e colaboradores se beneficiam do ambulatório digital?
A adoção de um ambulatório digital na empresa melhora de forma significativa a rotina nos cuidados com a saúde de todos os envolvidos.
- Colaboradores: menor tempo de espera para consultas simples e exames básicos. Além disso, os colaboradores podem resolver questões médicas sem sair do local de trabalho e contam com atendimento básico que pode funcionar em sistema de 24/7.
- Médicos: acesso a históricos médicos e indicadores de saúde em tempo real, com informações totalmente digitalizadas. Há também uma otimização da rotina dos médicos, que passam a contar com a triagem autônoma de sinais vitais.
- Enfermeiros: mais agilidade na triagem e classificação de risco. Graças à triagem digital, a sobrecarga para direcionar casos simples desaparece, bem como o trabalho manual de digitalização de informações do paciente. E mais: alertas e relatórios automatizados ajudam a manter o controle.
Um exemplo prático de ambulatório digital
Afinal, como funciona um ambulatório digital na prática? O que é esse conjunto de tecnologias que pode ser incorporado às empresas?
O ambulatório digital é uma soma de recursos que uma companhia pode adotar dentro da sua política de saúde e segurança do trabalho. Uma das referências no fornecimento desse serviço é a Oliv-e Saúde, healthtech especializada em ferramentas globais inovadoras.
A oferta de tecnologias da Oliv-e envolve ferramentas que podem mudar a realidade de SESMT nas empresas. Conheça dois deles:
Cabine de autoatendimento: teleconsultório para empresas que facilita o acesso médico para colaboradores e desenvolve hipóteses diagnósticas com base em um questionário. É uma cabine para consulta de telemedicina com total privacidade dentro do ambiente de trabalho.
Totem de autoatendimento: trata-se de um painel compacto, de fácil instalação, que analisa sinais vitais por meio de leitura facial. O dispositivo captura medidas corporais básicas do corpo humano, como frequência respiratória, pressão arterial, frequência cardíaca e oximetria.
Dentre os diferenciais do Office Doctor, destacam-se:
- Capilaridade: o teleconsultório pode ser instalado em qualquer local do Brasil e para todos os tipos de empresas;
- Customização: possibilita a integração com vários planos de saúde, além dos cartões Oliv-e;
- Qualidade do ar: o ar é inteiramente trocado até 47 vezes por hora, o que traz maior conforto térmico.
- Segurança: o teleconsultório é antialérgico, ou seja, ele não permite a proliferação de fungos ou bactérias.
- Sustentabilidade: os painéis acústicos do teleconsultório são fabricados com garrafas PET recicladas.
Sua empresa pode ter um ambulatório digital
A implementação de um ambulatório digital pode transformar a realidade do SESMT em empresas de diferentes setores. Médicos e enfermeiros do trabalho devem considerar essa possibilidade não apenas pelo bem-estar dos colaboradores, mas também pela otimização de tempo e de custos.
A grande questão que fica é: como fazer a implementação de um sistema de ambulatório digital? Contar com a expertise de um parceiro competente faz toda a diferença. Para saber mais detalhes a respeito dos produtos e tecnologia Oliv-e, acesse o site.